TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Hemonúcleo de Jaú faz apelo por doações
   
     
 


23/02/2011

Hemonúcleo de Jaú faz apelo por doações
Com a proximidade do Carnaval, estoque sofre queda de 50%; tipos negativos são os mais solicitados

Campanhas relacionadas ao uso de preservativos são comuns no período que antecede o Carnaval. No entanto, o baixo estoque nos hemonúcleos da região tem chamado atenção para outra temática: a doação de sangue. Neste período o número de doadores diminui gradualmente enquanto aumenta a quantidade de ocorrências que precisam de transfusões sanguíneas.

Por isso, com objetivo de sensibilizar a população e receber mais doações, o Hemonúcleo Regional de Jaú lança a campanha "Antes de cair na folia, doe sangue". De acordo com o coordenador-técnico Francisco Martins da Costa Filho, as doações devem ser feitas antes do Carnaval, para recompor os estoques. "A falta de doadores tem sido uma constante, mas acentua-se em períodos de férias, pré-carnaval e pré-feriados. Nesta época a demanda também aumenta, já que acontecem mais acidentes", explica Francisco.
 
Em janeiro foram coletadas 1046 bolsas, e 669 até 17 de fevereiro. O ideal é que, por dia, 60 pessoas doem sangue para manter as 1800 bolsas mensais necessárias. O Hemonúcleo Regional de Jaú é responsável pela distribuição de sangue e derivados em três hospitais na cidade (Amaral Carvalho, Santa Casa e São Judas), além de outros nove municípios: Bariri, Bocaina, Brotas, Mineiros do Tiete, Igaraçu do Tiete, Barra Bonita, Dois Córregos, Torrinha e Itapuí.
 
Para suprir a falta de doadores na cidade, coletas são realizadas em toda a região, o que ajuda a atingir a média de 1.400 bolsas doadas mensalmente ao hemonúcleo. "Todo o sangue coletado é fracionado em glóbulos vermelhos, para tratamento de anemia; plaquetas, para tratamento de hemorragias e plasma, usado em grandes queimaduras para repor volumes significativos de sangue perdido. Tudo isso com objetivo de otimizar seu uso [sangue]. Várias inovações tecnológicas foram incorporadas para manter a alta qualidade dos exames sorológicos e de tipagem sanguínea adequada", explica Chico.
 
Oitenta e cinco por cento dos doadores têm tipo sanguíneo positivo. Apenas 15 % são de tipos negativos. Não é à toa que este é o grupo sanguíneo mais requisitado. "Um exemplo é que 40% das nossas doações são de pessoas O+, 30% de A+ e só 8% de O-. Apesar dos negativos serem os mais raros, precisamos de sangue de todos os tipos para manter o estoque", enfatiza o coordenador do hemonúcleo.
 
Expediente
 
O Hemonúcleo Regional de Jaú funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h. Às quartas-feiras o expediente vai das 7h30 às 20h. E aos sábados das 7h30 às 11h30. Mais informações pelo telefone (14) 3602-1355.
 
Saiba Mais
 
Como doar?
Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (30 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
Os homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.
 
Alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
 
* Estar em boas condições de saúde e descanso;
* Ter entre 18 e 65 anos;
* Pesar no mínimo 50kg;
* Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
* Apresentar documento oficial de identidade com foto;
* Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
* Não utilizar medicamentos;
* Não estar resfriado ou com gripe;
* Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
* Quem não fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses;
* Se for mulher, não estar grávida ou amamentando.
 
Doar sangue é 100% seguro?
 
Sim, doar sangue não oferece riscos para quem o faz, já que nenhum material utilizado na coleta é reutilizado posteriormente. Todo material utilizado na coleta de sangue e esterilizado e descartado após a doação, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
 
Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre?
 
Não. Doar sangue não vicia o organismo da pessoa.
 
Qual a quantidade de sangue doada?
 
Uma pessoa adulta possui, em média, cinco litros de sangue. Em cada doação o máximo de sangue retirado é de 450 ml e, no mínimo, 300 ml.
 
Quantas vezes uma pessoa pode doar sangue?
 
O homem pode doar sangue a cada dois meses, e pode fazer até quatro doações no prazo de 12 meses. A mulher pode doar sangue a cada três meses, e pode fazer até três doações no prazo de 12 meses.
 
Quem não pode doar?
 
Quem teve hepatite após os dez anos de idade; teve ou tem doença de chagas, malária ou sífilis; toma medicamentos, exceto o anticoncepcional.
 
Por que doar?
 
Sangue não pode ser fabricado, ele só pode ser obtido por meio da doação voluntária. É uma substância nobre que nenhum medicamento é capaz de substituir.
 
O que acontece depois da doação?
 
O doador recebe um lanche e após três semanas saem os resultados dos testes realizados com o seu sangue. Os testes são realizados para detectar anemia, sífilis, doença de chagas, Anti-HTVL I/II, Hepatite B, Hepatite C e Anti-HIV I/II, ale da tipagem AB e Rh.
 
A mulher pode doar sangue mesmo menstruada? E durante a amamentação?
 
Sim, a mulher pode doar sangue se estiver menstruada e, até mesmo, caso esteja utilizando anticoncepcionais ou DIU. No caso da amamentação (assim como nos casos de aborto) o prazo para doação é de três meses após o parto (ou o aborto). Apenas as mulheres grávidas não devem doar sangue.
 
O que se recebe quando se doa sangue?
 
Doar sangue é um ato voluntário cuja remuneração é proibida por lei. O doador tem direito ao Atestado de Doação e, após a segunda doação de sangue ele irá receber a Carteira de Doador.
 
O que o hemocentro faz com o sangue que recebe?
 
Todo sangue doado é separado em seus componentes e enviado aos hospitais para atender os casos de emergência e pacientes internados. Conheça alguns dos subprodutos do sangue:
 
Concentrado de Hemáceas – é usado em pacientes com anemias severas.
 
Plasma - usado em grandes queimaduras para repor volumes significativos de sangue perdido.
 
Concentrado de Plaquetas – utilizado em doenças onde a quantidade normal de plaquetas é baixa, ocasionando hemorragias.

Fonte: Imprensa
Autor: Bruna Oliveira
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br