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ANAC divulga classificação dos aeroportos para definir tarifas aeroportuárias
   
     
 


22/02/2011

ANAC divulga classificação dos aeroportos para definir tarifas aeroportuárias
A partir dela é que será feita a cobrança das taxas. Para sindicato, reajustes podem alterar preços das passagens.

O Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos apresenta os resultados financeiros das atividades aeroportuárias e as metas de eficiência a serem atingidas pelos aeroportos operados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, em cumprimento ao disposto no art. 25 da Resolução nº 180, de 25 de janeiro de 2011. Tais informações são complementadas com demonstrações de receitas e custos, com os índices de produtividade utilizados para o cálculo das metas de eficiência e com a demonstração do subsídio cruzado existente entre as categorias aeroportuárias.

A publicação desses dados permite o acesso, por parte de órgãos públicos e da sociedade, às informações de custos e receitas dos aeroportos administrados pela INFRAERO, além de servir como subsídio a pesquisas sobre o tema.
 
A primeira seção apresenta os dados financeiros, que estão exibidos em três subseções. Na primeira, são exibidos as receitas, os custos e os resultados, agrupados por aeroporto. Na segunda, são exibidos os mesmos dados, porém com valores agrupados por categoria. Na terceira subseção, são demonstrados os custos de cada categoria, agrupados por natureza de despesa, sendo os custos da Categoria 1 detalhados por cada aeroporto.
Os índices de produtividade e as metas de eficiência encontram-se na seção seguinte, sendo uma subseção para cada tópico. Em ambas, são exibidas as fórmulas de cálculo de cada índice ou meta e são demonstrados os valores obtidos para cada aeroporto, agrupados de acordo com sua respectiva categoria.
 
Por fim, estão na última seção os números referentes aos subsídios cruzados existentes entre as categorias aeroportuárias. O subsídio cruzado consiste em ratear, entre as categorias aeroportuárias, a receita total de cada atividade aeroportuária e não-regulada, na proporção dos custos da categoria, conforme metodologia descrita no Anexo I da Resolução nº 180, de 2011. Para demonstrar como o subsídio ocorre, são apresentados os resultados por atividade aeroportuária, as receitas e os custos da sede e das superintendências regionais da INFRAERO, os rateios de receita por atividade e o resultado por atividade após o rateio.

Clique aqui para acessar o Relatório.
 
Sindicato das Empresas Aéreas alerta que os custos das companhias aumentarão e que o consumidor pagará a conta

Os aumentos das taxas aeroportuárias, que começam a valer a partir do próximo dia 14, podem gerar reajustes nos preços das passagens aéreas. “Pode haver esse impacto, tendo em vista que os custos das companhias aumentarão”, afirma o diretor técnico do Snea (Sindicado das Empresas Aéreas), comandante Ronaldo Jenkins.

Com as novas regras, as companhias devem ter maiores custos para cumprirem as metas estipuladas pela Anac. “O custo vai ser maior, mas o impacto nas passagens vai depender da avaliação de cada companhia”, ressalta Jenkins.

O comandante acredita, porém, que os impactos não devem ser muito sentidos pelos turistas, devido à forte concorrência do setor. Jenkins explica que, ao longo dos anos, o setor aéreo ficou mais eficiente e conseguiu reduzir custos. Essa redução, diz o comandante, foi repassada para os consumidores.

Além disso, questões mais conjunturais, como a desvalorização do dólar frente ao real, por exemplo, também foram repassadas, deixando as passagens mais baratas para os consumidores. Por isso, ele acredita que, para se manterem competitivas, as companhias não devem fazer grandes ajustes.

Fonte: Consumidor-RS, com informações da ANAC
Autor: Redação
Revisão e edição: Redação

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