TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Sem excessos nas festas de fim de ano
   
     
 


16/12/2010

Sem excessos nas festas de fim de ano
Bebidas e pratos típicos desta época podem prejudicar a saúde

As festas de final de ano estão chegando... Natal, Reveillon, comemorações com a família, confraternização com os amigos, festinhas no trabalho, e claro, nesses momentos bebidas e guloseimas não podem faltar! Porém, na hora da alimentação, é recomendável prestar bastante atenção para não prejudicar o funcionamento do organismo e evitar a intoxicação alimentar. “O ideal é não exagerar na quantidade. Já que se torna inevitável resistir à oferta de alimentos deve-se evitar repetir o prato, escolher apenas uma determinada sobremesa e beber só um cálice para brindar”, ressalta a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Marina Rocha Balzer.

O organismo segue um ritmo de trabalho, quando os alimentos são consumidos em exagero ocorrem reações, como, por exemplo, a sobrecarga do fígado, pâncreas e estômago. Para amenizar os efeitos dos nutrientes gordurosos e ricos em sal e gorduras, a nutricionista enfatiza que é necessário beber muita água e cuidar com a alimentação no dia seguinte. “Os alimentos frescos, como saladas, legumes e muitas frutas, ajudam a eliminar toxinas e excessos prejudiciais a vários órgãos do corpo e favorecem o funcionamento intestinal”, salienta.
 
Um problema sério que pode ocorrer é a intoxicação alimentar. Uma doença infecciosa que ocorre em pessoas que tenham consumido alimento contaminado por vermes ou por bactérias. As crianças, idosos e gestantes são mais vulneráveis e podem ter desidratação em poucas horas. Os sintomas da doença são: língua seca, fraqueza, sensação de desmaio, ausência de urina, vômitos e diarreias. “Essas perdas de líquidos e substâncias necessárias ao organismo prejudicam muito a saúde e é importante procurar um médico imediatamente” frisa a nutricionista.
 
Algumas dicas que ajudam a desintoxicar o organismo
 
Para quem acha que exagerou, a nutricionista Marina sugere uma dieta saudável de desintoxicação por dois ou três dias após as festas, baseada em: suco de frutas, frutas frescas, iogurte, queijo magro, cereais e água de coco. “Não se deve passar mais de três horas sem se alimentar. Não é jejum”, alerta.

Fonte: Expressa
Autor: Daiane Strapasson
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br