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Ana Schmitz, Consultora de Imagem e Comportamento e Consultora Mary Kay
   
     
 


03/12/2010

Ana Schmitz, Consultora de Imagem e Comportamento e Consultora Mary Kay
A importância da imagem pessoal no mercado de trabalho
Foto: Bernadete Jotz  
 
Ana Maria Schmitz Lioe  

A imagem que passamos pode abrir e fechar muitas portas na nossa vida, uma delas é a do mercado de trabalho, que está cada vez mais concorrido.

Conquistar uma boa imagem é uma tarefa que exige bom-senso, determinação e esforço pessoal. O Portal Vale do Caí convidou a consultora Ana Maria Schmitz Lioe para falar sobre o assunto.

Ana Schmitz presta consultoria para grupos de empresas do segmento de moda, além de assinar a produção de diversos desfiles. É consultora da Mary Kay, empresa americana líder nos EUA no segmento de cosméticos. Como consultora de beleza, ela realiza sessões de beleza ensinando cuidados com a pele e automaquiagem.

A consultora também é conhecida na região pela preparação de candidatas a soberanas de festas municipais. Desde 1991, ela realiza este trabalho, com foco no desenvolvimento do potencial e a realização pessoal das participantes.

Bacharel em Comércio Exterior, MBA em Negócios Internacionais e Gestão de Redes de Cooperação e Relações Interorganizacionais, Ana Schmitz é autora do livro "O Processo das Pérolas" - um modelo de cooperação para micro e pequenas empresas (2005), que teve exemplares distribuídos no Brasil e na Itália.

Exemplo de que imagem e conteúdo se complementam e são aliados na busca da realização profissional, Ana Schmitz será uma das novas colunistas do Portal do Vale do Caí . Ela vai falar sobre moda, imagem e comportamento na coluna quinzenal Prêt-à-porter.

Entrevista

Imagem pessoal é tão importante quanto competência e conhecimentos técnicos no mercado de trabalho? Por quê?

Quando falo em imagem pessoal, gosto de comparar uma pessoa a um produto. Todo o produto possui uma imagem e um conteúdo. O conteúdo é formado pela competência, o conhecimento, junto com a experiência, formação, caráter, entre outros aspectos. A embalagem é formada pela aparência da pessoa. Quando você compra um produto, como um perfume, o primeiro aspecto que irá observar é a embalagem. Dificilmente você irá provar todos os perfumes de uma loja. Vai escolher aqueles que causam uma melhor impressão. Depois irá experimentar os perfumes pré-selecionados. Por fim, escolherá o que melhor combina com você.

Na minha opinião, o conteúdo é sempre mais importante do que a imagem. No entanto, é a imagem que vende o conteúdo. A apresentação é uma ferramenta muito especial para valorizar este conteúdo, todo o esforço realizado para conquistá-lo. É por meio da aparência que você é julgado todos os dias. É por meio da imagem que vamos comunicar quem somos.

Diz o ditado que é “primeira impressão é a que fica”. Isto se confirma?

Mesmo que seja politicamente correto dizer que não se deve julgar pela aparência, a imagem é que vai causar uma primeira impressão, boa ou ruim. E temos apenas 15 segundos para causar uma boa impressão. Se você vê uma pessoa maltrapilha e mal cheirosa, formará um conceito dela imediatamente. Se vir uma pessoa vestida de maneira discreta e elegante, também formará uma opinião a respeito dela. Em 15 segundos ou menos.

Lembro de quando apresentei meu trabalho de conclusão da faculdade de Comércio Exterior. Havia me esforçado muito para realizar o curso e para fazer o meu trabalho de conclusão. Investi muito no conteúdo. Quando apresentei meu trabalho, fui vestida como uma executiva, com terninho, salto alto, maquiagem discreta e cabelos alinhados, para valorizar o meu trabalho, e também como forma de respeito aos professores presentes na banca. Para minha surpresa, fui aprovada com distinção e os professores sugeriram que eu escrevesse um livro sobre o tema apresentado, o que vim a fazer depois. Depois observei que meus colegas vestiam calças jeans e camisetas. Ou seja, transmitiam pela sua imagem que eram apenas estudantes e que não estavam "nem aí".

Recentemente foi realizada uma pesquisa pela revista americana Newsweek, junto com os gerentes e diretores de Recursos Humanos das principais empresas americanas. Estes profisisonais reconheceram que a boa aparência não só ajuda a conquistar um emprego, como a obter uma promoção. Segundo esta pesquisa, a aparência é o terceiro quesito mais valorizado, ficando atrás apenas de experiência e autoconfiança, e à frente de formação e senso de humor.

A imagem pessoal vai muito além da aparência e de uma bela roupa. Quais aspectos que este conceito engloba?

A imagem pessoal envolve um conjunto de aspectos, como aparência, gestos e atitudes, que conduzem ao objetivo de obter harmonia e coerência. Harmonia em relação a minha personalidade, ao estilo de vida que tenho, ao meu papel profissional, ao meio em que vivo.

Colabora também para a imagem pessoal, a postura e linguagem corporal. Uma postura desajeitada ou desleixada transmite falta de interesse, de energia e de autoconfiança. O jeito de gesticular, a forma de caminhar, são todos aspectos que comunicam se você é confiante, medroso, inseguro. Ficar de braços cruzados, por exemplo, demonstra que você está fechado.

Para finalizar, não existe ornamento melhor do que uma personalidade agradável. Um rosto bem cuidado fica ainda mais bonito com um sorriso e um olhar humano. Todos conhecemos pessoas lindas que não nos transmitem nada, e outras não tão bonitas que nos inspiram e conquistam pela simpatia, generosidade, bondade, entusiasmo e postura amorosa com os demais.

Como se constrói uma marca pessoal ou como se trabalha a questão da imagem pessoal?

Cada um de nós acaba desenvolvendo uma marca pessoal, querendo ou não. O problema é que esta imagem pode não estar em harmonia com os nossos objetivos.

O importante é saber o que você quer, quais são os seus objetivos, qual a imagem que deseja transmitir e qual público pretende atingir. E partir para o autoconhecimento, busca de informações e aprimoramento. Avaliar seus pontos fortes e fracos. Ler sobre comportamento, aproveitar oportunidades de participar de cursos e palestras, buscar aconselhamento e ajuda de profissionais. Pesquisar sobre qual é o estilo adequado ao objetivo que você pretende. Experimentar novas propostas, estilos de roupa que não usaria. Mudar o cabelo, começar a cuidar da pele, aprender a fazer uma maquiagem, descobrir a sua beleza, muitas vezes escondida. Abrir a mente. Este processo de autoconhecimento é fantástico! Descobrir o seu estilo único, que expressa exatamente quem você é e no que acredita.

Investir em imagem pessoal é fazer seu próprio marketing pessoal. Um bom currículo vale pouco diante de um fraco marketing pessoal?

Um bom currículo, assim como um bom livro, pode ficar encalhado na prateleira se não tiver uma embalagem atraente. Ele vale muito em si, mas este valor não será percebido pelos outros. Então acaba não cumprindo a sua função. A palavra Marketing tem inúmeras definições, e sempre envolvem um produto em relação ao mercado consumidor.

O Currículo resume o conteúdo de um profissional, o quanto ele investiu na carreira, no estudo, as experiências que teve. Como um livro, a capa que vai despertar ou não o interesse. Despertando o interesse, o conteúdo será avaliado pelo leitor. Se a capa for ruim, o livro nem sequer será cogitado.

Quanto mais a embalagem estiver de acordo com o conteúdo, mais coerente será o conjunto . Muitas vezes, o descuido da embalagem faz com que se desperdicem belas oportunidades na vida. De acordo como um profissional se apresente, sequer será cogitado para um emprego, uma promoção. Mesmo que a competência seja reconhecida pela empresa, existe a questão da imagem da empresa para a qual o profissional trabalha.

O bom relacionamento interpessoal é muito importante hoje em dia. Como manter um bom relacionamento com colegas e chefes no dia-a-dia, visto que apesar de colegas de trabalhos, as pessoas passam tanto tempo juntas?

O bom relacionamento no ambiente de trabalho é fundamental para a saúde emocional das pessoas e das empresas. Passamos a maior parte dos nossos dias no ambiente de trabalho, e se este não for bom, teremos uma qualidade de vida péssima. E o clima da empresa será pesado, com resultados ruins a longo prazo. Muitos profissionais que já chegaram a um ponto de poder escolher, optam por trabalhos onde um dos benefícios seja o clima entre as pessoas.

Para ter um bom relacionamento com os outros, deve-se sempre começar consigo mesmo.

Todos temos a ambição de mudar o mundo, de fazer algo significativo das nossas vidas, de deixar a nossa marca. No entanto, a tarefa mais árdua quando se fala de mudança, é mudar o próprio comportamento. Nunca iremos mudar o comportamento de outra pessoa. Mas mudando a nossa forma de agir, podemos influenciar as atitudes dos demais. Por exemplo, se você é uma pessoa que dificilmente sorri, provavelmente as pessoas ao seu redor serão tristes, cabisbaixas, temerosas da sua presença. No momento em que você começar a sorrir, de forma constante, as pessoas podem até estranhar no começo, mas depois vão começar a retribuir o sorriso e o ambiente ficará mais leve,as pessoas mais seguras e confiantes na sua presença. A vida é um espelho: ela devolve o que você dá.

Ser competente é primordial para ter sucesso em qualquer carreira, mas também é importante saber se comportar. Existe, hoje, uma etiqueta profissional a ser seguida?

Existem muitas regras de boas maneiras, e todas elas tem um mesmo propósito: tornar a convivência agradável. Se eu pudesse resumir em uma única regra, usaria a Regra de Ouro. Ela é chamada assim por ser reconhecida como válida pelas mais diferentes crenças religiosas. A Regra de Ouro diz: faça aos outros o que gostaria que te fizessem. E não faça aos outros o que não gostaria que te fizessem. É simples, mas nem sempre é fácil. Exige um real interesse no próximo.

E esta regra tem vários desdobramentos. Por exemplo, na questão da pontualidade. Você gosta de ficar esperando por alguém com quem combinou um compromisso? Então não deixe as pessoas esperando por você. A partir desta regra, muitas dúvidas de boas maneiras podem ser facilmente resolvidas.

Você gosta que falem fofocas a seu respeito? Que te interrompam enquanto você está falando? Que critiquem você em público? Que roubem as suas idéias? Que ninguém ofereça ajuda quando todos percebem que você está sobrecarregado? Respondendo a estas perguntas, você já sabe como agir.

Qual o comportamento exigido hoje pelas empresas no que se refere à etiqueta profissional?

Todos percebem as diferenças entre os colegas no ambiente de trabalho pelo modo que se vestem e se comportam. E, com o tempo, notam que lêem e são lidas através de sua imagem, posturas e atos, inevitavelmente.

O domínio dessa linguagem não é ensinado nas escolas ou nas universidades. Mesmo assim, a sociedade e o mercado de trabalho nos cobram esse domínio. As empresas esperam que seus funcionários conheçam a linguagem das roupas e entendam que nos momentos em que estamos trabalhando, nossa imagem reflete a imagem da empresa perante clientes e parceiros, e não apenas nossa imagem como indivíduo.

Por isso, é de grande importância se trabalhar efetivamente com essas informações através de treinamentos especializados. Afinal, roupas e comportamentos inadequados causam desconforto no grupo e, na maioria das vezes, não são percebidos pela pessoa em questão.

E esse desconforto pode se tornar ainda maior quando uma pessoa da própria empresa, de um cargo de chefia ou do RH, tenta abordar aquele que é extremamente competente mas não se apresenta adequadamente, se vestindo e se comportando aquém do esperado para a posição que ocupa. Funcionários que não trabalham sua imagem adequadamente não conquistam seus pares e chefes e, conseqüentemente, não vêem sua carreira deslanchar.

Algumas atitudes que nunca se deve ter ou coisas que nunca devem ser feitas no ambiente de trabalho?

Existe um ditado que diz que as penas jogadas de cima de uma montanha, nunca mais serão recolhidas. Isto quer dizer que quando nos exaltamos e falamos palavras que machuque outra pessoa, ou que denigram a imagem dela, dificilmente conseguiremos reverter a situação por completo. Depois nos arrependemos, mas não conseguimos desfazer o que foi feito, muitas vezes num impulso. Sempre ficará uma mágoa ou outra consequência.

Então devemos evitar perder a razão. Todos nós temos um dia ruim, onde as coisas dão errado e que temos vontade de descontar tudo em alguém,muitas vezes naquelas pessoas que são mais próximas e que sabemos que vão nos perdoar. Ou em quem tem uma posição mais frágil do que a nossa. Mas devemos nos esforçar para manter o autocontrole, a tolerância. Manter a razão e segurar a emoção. Nunca devemos exigir a perfeição dos outros, uma vez que nós também não somos perfeitos.

E gostaria de finalizar citando uma frase de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”

Fonte: Vale do Caí (www.valedocai.com.br)
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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