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Os cinco estágios do sofrimento
   
     
 


25/11/2010

Os cinco estágios do sofrimento
Para Martha Gabriel, redes sociais mudam os paradigmas do marketing
Toda revolução é um período de profundas mudanças de paradigmas, que trazem inúmeros desafios e oportunidades. A declaração é da diretora de tecnologia da NMD - New Media Developers, Martha Gabriel, que vem a Porto Alegre no dia 11 de dezembro ministrar o curso Marketing Digital, pela ColetivaEAC (www.coletivaeac.com.br). “Quem consegue perceber a transformação e abraçar o novo paradigma rapidamente, geralmente torna-se um vencedor no novo cenário. Aqueles que ficam presos aos paradigmas anteriores, resistentes às mudanças, geralmente entram em decadência e sucumbem”, afirma.

A consultora, palestrante premiada, professora e autora de dois livros explica que uma das principais mudanças de paradigma que o marketing vem enfrentando (e que têm causado sofrimento a muitas empresas) são as mídias sociais. “Alavancadas pelas tecnologias e plataformas digitais, as mídias sociais explodiram recentemente e trazem consigo regras próprias, novas regras”, relata. De acordo com ela, enquanto nas mídias tradicionais a relação vigente era empresa-consumidor/pessoa, no marketing de mídias sociais a relação determinante é pessoa-pessoa. “Um modelo completamente diferente do que se tem praticado nas últimas décadas. Por isso vemos tanto interesse pelo assunto ‘Mídias Sociais’ - todo mundo está tentando aprender a jogar o novo jogo”, avalia.

Segundo Martha, antes de enfrentar as mudanças sociais, comportamentais e mercadológicas causadas pelas redes sociais, as empresas e pessoas enfrentam o ciclo do luto (ou do sofrimento):

Negação - As empresas/pessoas não acreditam no novo paradigma, negando-o ou desprezando-o. Declarações típicas desse estágio são: "Mídias sociais é uma moda passageira"; "Mídias sociais não vão afetar o nosso negócio"; etc.

Raiva - Empresas/pessoas nesse estágio começam a perceber que algo está realmente mudando e que o novo paradigma está impactando o mercado, mas se sentem revoltadas com a mudança. Frases características dessa fase são: "Não pode ser que essa moda das mídias sociais realmente dure"; "Estava indo tudo tão bem, não é justo ter mudar tudo"; “Meu negócio está ótimo, por que tinha que acontecer isso?”; etc.

Negociação - Nessa etapa, as empresas/pessoas já sabem que as coisas mudaram, mas apesar disso, continuam resistentes tentando encontrar um caminho ainda usando e/ou negociando com o paradigma anterior, que já não funciona bem. Pensamentos desse estágio são: "Podemos continuar atuando como fazemos por mais alguns anos", "Quanto tempo ainda podemos manter nosso modo de atuação com mídias tradicionais?"; “Vamos continuar tentando por mais um tempo”; etc.

Depressão - Nesse estágio, as empresas/pessoas se conscientizam de que não vão mais conseguir agir como antes, que o novo paradigma precisa ser considerado no ambiente de negócios, mas ficam desesperadas porque não sabem como atuar no novo cenário. É o estágio da desesperança. Frases típicas dessa fase são: "Estamos despreparados. Não temos como vencer nesse novo cenário"; "É impossível atuar nas mídias sociais, não temos controle e não sabemos como vencer"; etc.

Aceitação - Depois de passar pelas fases anteriores, as empresas/pessoas atingem esse estágio - elas finalmente compreendem e aceitam as mudanças do novo paradigma e acreditam que poderão atuar no novo cenário e tudo acabará bem. Declarações características dessa fase são: "Existem riscos, mas também muitas oportunidades nas mídias sociais"; "Como aprender as novas regras para atuar nesse novo cenário?"; "Quais modificações precisamos fazer para termos sucesso?"; “Que habilidades, estratégias, plataformas precisamos desenvolver para integrar as mídias sociais às nossas ações de marketing tradicional?”; etc.

E depois?
 
 
Muitos passam a ser defensores ferrenhos do novo paradigma. Mais cedo ou mais tarde, as pessoas e empresas enfrentarão as mudanças que as mídias sociais têm trazido e passarão pelos estágios do sofrimento até o amadurecimento do mercado e consolidação do novo paradigma. “Em que estágio sua empresa está? Quanto mais cedo enfrentar esse ciclo, mais preparada para o novo jogo ela estará”, diz Martha.

Fonte: Agpublica
Autor: Cleidi Pereira
Revisão e edição: André Lacasi

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