TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Opinião do Editor
   
     
 


06/11/2010

Opinião do Editor
A proibição da venda de antibióticos sem receita vai prejudicar o consumidor

No último dia 28 de outubro, o Diário Oficial publicou a RDC 44/10, da Anvisa, que define a retenção de receitas de medicamentos antimicrobianos.

Não entrando na questão científica da medida, entendemos que, em relação aos direitos do consumidor, estes estarão sendo perigosamente cerceados por essa RDC.
 
A medida da Anvisa ignora a realidade que vivemos no Brasil: um País com graves problemas de acesso ao médico/prescritor e ao sistema de saúde, seja público ou privado.
 
A restrição a venda de antimicrobianos, mediante a apresentação e retenção da receita, nas farmácias e drogarias, vai aumentar a procura da população aos já esgotados serviços de emergência e pronto atendimento em todo o país!
 
Fico pensando especialmente nas crianças, normalmente mais sensíveis às infecções, principalmente do trato respiratório. Normalmente, os pais já sabem o antibiótico que o médico receita e o tem em casa, na “farmacinha doméstica”. Em geral, ligam para o pediatra da criança para relatar o caso e a indicação é quase sempre a mesma: o antitérmico e o habitual antibiótico.
 
E se os pais não tiverem a medicação em casa? Terão que se deslocar ao encontro do médico? E se o médico não for localizado? E se estiverem viajando com a criança, como farão?
 
Tudo remete, percebam, à necessidade de recorrer às emergências públicas ou privadas dos hospitais, lotadas e esgotadas em todo o país!
 
Isso não está certo! Essa medida tem de ser revogada urgentemente!
 
O estudo da Universidade Federal de MG, na figura abaixo, ilustra bem essa situação! Percebam a dificuldade de acesso que possuem os consumidores brasileiros aos médicos/prescritores de medicamentos.
 
 
Nossa sugestão é que a Anvisa faça uma campanha de esclarecimento sobre o uso racional dos antimicrobianos, não prejudicando o consumidor dessa forma.
 
Alexandre Appel é Editor do CONSUMIDOR-RS, vice-presidente do Fórum Latino de Defesa do Consumidor e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor de Porto Alegre-RS
 

Fonte: Consumidor-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: Redação

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br