TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Médica Giorgia Torresini Ribeiro, da Amecs, explica o que é a KPC
   
     
 


29/10/2010

Médica Giorgia Torresini Ribeiro, da Amecs, explica o que é a KPC
Novo termo estampa as páginas dos jornais: "superbactéria"

Um novo termo estampa as páginas dos jornais: superbactéria. O nome assusta, e traz à memória a recente epidemia da gripe A. Contudo, a população em geral não deve se preocupar, já que o maior problema em relação a esta bactéria resistente é a infecção hospitalar.

Segundo a Dra. Giorgia T orresini Ribeiro, infectologista, presidente do Departamento de Controle de Infecção Hospitalar da Associação Médica de Caxias do Sul (Amecs), a KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) é o nome dado a uma enzima que pode ser produzida por bactérias que estão presentes no trato gastrointestinal.

A bactéria que produz essa enzima tem uma resistência maior aos antibióticos, podendo inativar alguns medicamentos. Por isso, é chamada de superbactéria ou bactéria multirresistente.

"O mau uso dos antibióticos é um dos fatores que podem levar a produção da KPC. As bactérias com esta enzima podem contaminar outras bactérias tornando-as também resistentes. Por isso é tão importante adotar o uso racional dos antimicrobianos", avisa a Dra. Giorgia.

Atenta a este problema, uma das medidas adotadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a obrigatoriedade das farmácias e drogarias brasileiras de reter a receita médica na compra de antibióticos.

Nos hospitais, ambientes onde as superbactérias podem agir como oportunistas em pessoas que estão com a saúde muito debilitada, existem as Comissões de Con trole de Infecção Hospitalar (CCHI). Estas adotam políticas para evitar a transmissão dessas bactérias dentro do hospital.

"Precisamos conscientizar sobre a importância da higienização das mãos dos profissionais de saúde, dos visitantes e dos acompanhantes", finaliza a Dra. Giorgia.

Fonte: Dinâmica
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br