TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Nike, Omo, Coca-cola e Nestlé estão em primeiro lugar no prêmio Folha Top of Mind 2010
   
     
 


29/10/2010

Nike, Omo, Coca-cola e Nestlé estão em primeiro lugar no prêmio Folha Top of Mind 2010
Y&R e DM9DDB são as agências mais premiadas esse ano e sobem ao palco 7 vezes

Com muita descontração, Fernanda Torres e Oscar Filho anunciaram as 52 categorias vencedoras do Prêmio Folha Top of Mind 2010 na noite de ontem, 26 de outubro, no HSBC Brasil, em São Paulo. O principal prêmio de brand awareness (consciência de marca) do país comemorou seus 20 anos de existência e para celebrar premiou as marcas que estiveram presentes durante toda a sua história. Coca-cola, Hellmann’s, Kibon, Volkswagen, Omo e Phillips ganharam estatuetas especiais e foram reconhecidas por manter sua marca em alta desde 1991. A festa de premiação foi encerrada com show do cantor Erasmo Carlos.

O prêmio Top do Top, dado à marca mais lembrada no ano pelo consumidor brasileiro, independentemente de categoria, foi dado em 2010 para Omo, Coca-Cola, Nike e Nestlé. É o sexto ano consecutivo que as marcas de sabão em pó e de refrigerante ganham a categoria. Já a empresa de artigos esportivos obteve o título pelo segundo ano seguido e a empresa de produtos alimentícios retorna ao topo depois de quatro anos afastada.

A Kibon também ganhou, pelo segundo ano consecutivo, a categoria Top Popular, como marca mais lembrada pela Classe C. A premiada como Top Classe A também foi uma bicampeã: a Brastemp foi eleita pelos consumidores de maior poder aquisitivo do Brasil.

O Banco do Brasil e a Colgate foram as que mais se destacaram esse ano, levando o prêmio Top Performance. Ypê e Natura levaram a estatueta por serem as marcas mais lembradas pelos consumidores quando o assunto é preservação do meio ambiente. Já a Pirelli foi eleita novamente pelos os homens como a mais lembrada no Top Masculino, da mesma forma que a Seda ganhou o prêmio de Top Feminino, escolhida pelas mulheres. Nas categorias regionais foram premiadas as Tintas Renner pela região Sul, Casas Bahia na Sudeste, Primor na região Nordeste e Mabel recebendo pelas regiões Norte e Centro-Oeste.

O prêmio Folha Top of Mind 2010, realizado pelo Instituto Datafolha, para o jornal Folha de S.Paulo, é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta brasileira. A pesquisa realizada há 20 anos, foi produzida com base em mais de 5 mil entrevistas, entre homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades.

Esse ano, 40 categorias e mais 12 categorias especiais concorreram ao Prêmio Folha Top of Mind 2010. A pesquisa abrangeu 160 municípios de pequeno, médio e grande porte, distribuídos por todos os Estados e Distrito Federal.

Metodologia

A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico, por amostragem estratificada, com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população adulta do país é tomado como universo da pesquisa e dividido inicialmente em quatro sub-universos, que representam as regiões geográficas Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

A amostra total é de 5.228 entrevistas. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O desenho amostral possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal), lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos) e comportamento de compra (frequência com que vai a supermercado, shopping-center e outros).

Agências vencedoras

Para receber o prêmio Folha Top of Mind 2010 foram chamados ao palco do HSBC Brasil os principais executivos das empresas vencedoras, sempre acompanhados pelo representante da respectiva agência de publicidade. As agências mais premiadas foram Y&R e DM9DDB, premiadas sete vezes. Na noite de ontem, 71 troféus foram entregues para as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros em 2010.

Fonte: Unic
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br