TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Brasil ocupa posição 50 em ranking de como empresas tratam consumidores
   
     
 


16/09/2010

Brasil ocupa posição 50 em ranking de como empresas tratam consumidores
Dados são de ranking que tinha 139 países; segundo advogado, falta no Brasil uma fiscalização mais rigorosa

O Brasil ocupa a 50ª posição, em um ranking com 139 países, no tratamento que as empresas dão aos seus consumidores, revelou o Fórum Econômico Mundial em sua Pesquisa de Opinião Executiva, divulgada no dia 9 de setembro.

De acordo com o advogado especialista em Direito do Consumidor, Arthur Rollo, a avaliação é positiva, mas não representa a realidade de todos os segmentos.

“Isso varia muito de empresa para empresa. Basta ir ao ranking de reclamações do Procon que verá que telefonia, bancos, cartão de crédito são segmentos que costumam trazer problemas de informações na venda de produtos”, afirmou, completando que sempre as mesmas empresas estão no topo do ranking, o que denota uma falta de vontade de mudar a situação.

Ele disse, porém, que o segmento de alimentação quase não tem reclamação, porque preza muito o consumidor. “Em termos de regras, estamos bem, mas até a aplicação há um bom caminho”, disse ele, dando como exemplo o decreto que trouxe regras mais rígidas aos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor), que ainda não sanou os problemas.

Ranking

O ranking questionava “Quão bem as empresas do seu país tratam os consumidores?”. As respostas variavam de um (geralmente tratam mal) a sete (são altamente responsáveis e prezam a retenção dos consumidores).

A nota média no Brasil foi de 4,9, a mesma dada a países como Eslovênia, Peru, Quênia, Porto Rico, Chile e Senegal.

De acordo com Rollo, o que falta no Brasil, para que o país suba mais posições, é uma atuação melhor das agências reguladoras. “Falta fiscalização e uma atuação conjugada das agências reguladoras com os órgãos de defesa do consumidor. As agências acabam passando a mão na cabeça das empresas e neutralizando os órgãos”, destacou.

Confira, na tabela abaixo, a lista dos dez países em que as empresas melhor orientam seus consumidores:

Como as empresas tratam os consumidores em seu país?
Posição País Pontuação
Japão 6,4
Áustria 6
Suíça 6
Suécia 5,8
Islândia 5,7
Hong Kong 5,7
Dinamarca 5,7
Taiwan 5,6
Nova Zelândia 5,6
10º Bélgica 5,6

Fonte: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br