TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
VII Congresso Internacional de meio ambiente
   
     
 


12/09/2010

VII Congresso Internacional de meio ambiente
Edy Mussoi, do Movimento das Donas de Casa, foi a representante do RS

A Confederação Nacional de Donas de Casa e Consumidores – CNDCC e a União Intercontinental de Donas de Casa – ÚNICA, no desejo de formar uma rede de educação para o Meio Ambiente Sustentável, promoveram em parceria com  o Movimento das Donas de Casa e Consumidores da Bahia / MDCCB o VII Congresso Internacional de  Educação para o Meio Ambiente e a Relação de Consumo em Salvador na Bahia,  nos dias 30,  31 de agosto, 1 e 2  de setembro de 2010.

A presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidores do RS, Edy Maria Mussoi foi a representante dos gaúchos no evento que teve um ciclo de palestras, mesa redonda e debates em desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável através da educação. 

Edy explica que "ir ao supermercado e escolher produtos levando em consideração não apenas o preço e a qualidade, mas, principalmente, a preservação ambiental faz parte da rotina dos consumidores, em países desenvolvidos". E, para discutir maneiras de promover essa e outras mudanças de comportamento, lideres de movimentos de donas de casa e consumidores de diversos estados e de outros países, se reuniram, na Casa do Comércio, em Salvador-BA,  para o VII Congresso Internacional da União Intercontinental das Donas de Casa. 

Segundo Edy Mussoi, o evento foi encerrado com uma carta de intenções, assinadas por todos os participantes, comprometendo-se a introduzir a educação ambiental na relação de consumo. “A educação ambiental se ensina em casa, com pequenos atos, como evitar o desperdício de água ou escolher produtos que não degradam o meio ambiente”, completa Edy Mussoi, presidente do Movimento das Donas de Casa e Consumidoras do RS.

O documento será encaminhado a indústrias, governos e entidades que lutam pela preservação do meio ambiente.

O Congresso atraiu cerca de 350 participantes do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Brasília e Pará, além de ativistas da Itália, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Presidente da Unión Intercontinental de Amas de Casa (Unica), promotora do evento, a uruguaia Leni Pane ficou entusiasmada com a colaboração do governo brasileiro às entidades de defesa do consumidor. “Não temos isso no nosso país, ainda estamos buscando essa parceria, por entendemos que o consumo trabalha diretamente com as leis e com a educação, que são responsabilidade do Estado”, ressaltou.

A união das donas de casa com os consumidores em geral é fundamental, segundo Pene, na preservação da natureza. “Só este trabalho conjunto é capaz de evitar a depredação do planeta, a derrubada das árvores e a contaminação dos rios”, ressaltou.

Presidente do Movimento Italiano Casalinghe, Tina Leonzi, destacou a importância da mulher na conscientização dos filhos e das associações, na educação dos adultos.

Fonte: Consumidor-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: Redação

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br