TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Nova classificação hoteleira do MTur ajuda turista e pode ampliar competitividade
   
     
 


07/09/2010

Nova classificação hoteleira do MTur ajuda turista e pode ampliar competitividade
Antigas estrelas voltam em outubro e entidade espera maior adesão dessa vez. Ideia é traçar parâmetros para o setor.

Na hora de viajar, escolher um hotel que supra suas necessidades não é tarefa fácil. Para facilitar essa escolha, o Ministério do Turismo lançará em outubro a nova classificação hoteleira, que amplia o número de tipos de hospedagens e retoma a análise que concede estrelas a elas, extinta em fevereiro deste ano.

“Quando decidimos pelo novo modelo de classificação, pensamos justamente em melhorar a vida do turista”, garante o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch. Além disso, a retomada da classificação das hospedagens por meio de estrelas também contempla uma exigência do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Para o turista, estrangeiro ou doméstico, o que muda é a facilidade de encontrar locais adequados aos objetivos de sua viagem. “Essa classificação vem no sentido de ajudá-lo na escolha, mas não impacta necessariamente no preço das diárias”, reforça Moesch. Ele explica que, como antes, a classificação por estrelas apenas serve como parâmetro.

Contudo, é possível uma variação nos preços, já que o ministério espera um aumento na competitividade entre as hospedagens. “Com a nova classificação, será possível padronizar e controlar a qualidade dos meios de hospedagem brasileiros, garantindo mais segurança ao consumidor e criando um referencial de mercado para o empresariado”, informou o MTur, por meio de nota.

Nova classificação

Pela nova classificação, as hospedagens podem se enquadrar em sete tipos: hotel, pousada, hotel-fazenda, hotel histórico, cama & café, flat e resort. A classificação continua sendo por meio de estrelas, de uma a cinco, que colocam as hospedagens em categorias que variam de simples a luxo.

Para receber as estrelas, as hospedagens serão analisadas de acordo com quesitos que vão da regularização do estabelecimento no Ministério do Turismo à infraestrutura, qualidade na prestação de serviços e sustentabilidade. Nessa análise, os estabelecimentos deverão cumprir 70% dos requisitos para receberem as estrelas.

A classificação por estrelas havia sido extinta em fevereiro deste ano, por falta de adesão. Moesch conta que, dos mais de 7 mil estabelecimentos cadastrados, apenas oito estavam classificados no Brasil, uma vez que a classificação é voluntária. “Não houve um trabalho de divulgação”, explica o diretor.

Adesão

A adesão à nova classificação continuará sendo voluntária. Mas Moesch acredita que, com a perspectiva de aumento do turismo no Brasil, devido à realização dos jogos, aliada à forte campanha que o ministério pretende fazer, ela pode chegar a representar de 20% a 30% das hospedagens cadastradas.

Cabe ressaltar que o cadastro no Ministério do Turismo é obrigatório para que as hospedagens possam ser classificadas. As estrelas concedidas após a análise dos quesitos obrigatórios e voluntários valem por três anos.

Para ter acesso às avaliações feitas pelo ministério, os turistas podem acessar o site do ministério (www.turismo.gov.br). “Além disso, vamos fazer uma ampla divulgação sobre esse novo sistema”, garante o diretor.

Fonte: InfoMoney
Autor: Camila de Mendonça
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br