TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Fecomércio-RS
   
     
 


24/08/2010

Fecomércio-RS
Mesmo com 70% das famílias do Estado endividadas, número não preocupa

A maioria das famílias gaúchas comprometeu sua renda com o pagamento de algum tipo de dívida no mês de agosto. Seja pela compra de bem durável, prestação com vestuário ou financiamento de automóvel, houve um crescimento no mês no número de pessoas que adquiriram algum parcelamento. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIF_RS) do mês de agosto, divulgada nesta segunda-feira (23), pelo menos 70% dos gaúchos se consideraram endividados, um aumento de 15 pontos percentuais na comparação com o mês anterior (55%).

Entretanto, caiu de 7% para 5% a parcela de pessoas que não conseguirão quitar seus débitos em dia, o que, segundo o economista da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), Pedro Ramos, demonstra compras mais planejadas e baseadas em crescimento de renda. Essa é o menor indicador desde janeiro deste ano.

“As dívidas cresceram porque temos mais pessoas com carteira assinada e, assim, com acesso a liberação de crédito. Mas, além disso, mais positivo é o fato de que boa parte desse maior endividamento ocorre junto a uma queda de inadimplência, pois acontece combinado com o crescimento da renda das famílias”, analisa. A PEIF_RS, que é realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada pela Fecomércio-RS, mostra ainda que o tempo médio de endividamento dos gaúchos é baixo, quando comparado à média de financiamentos de carro ou casa: são 7,8 meses de duração estimada dos parcelamentos.

Em relação ao percentual de famílias que possuem 50% ou mais da sua renda comprometida, esse indicador caiu, passando de 28% em julho para 24% em agosto. Dos tipos de dívidas que as famílias possuem, a pesquisa mostrou que o uso do cartão de crédito segue despontando: 73%. Esse meio de pagamento a crédito é seguido por carnês (35%), cheque especial (20,2%), crédito especial (20%) e financiamento de carro (10%).

Resumo dos principais resultados da PEIF_RS de maio:

- Total de Endividados: 70%

- Não terão condições de pagar: 5%

- Tipos de dívidas: cartão de crédito (73%); carnê (35%); cheque especial (20,2%) e crédito pessoal (20%).

O material completo está no link:

http://www.agencia.fecomercio-rs.org.br/pesquisa

Fonte: Agência de Notícias Fecomércio/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br