TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Jornada pela Cidadania atende população da Restinga Nova
   
     
 


19/08/2010

Jornada pela Cidadania atende população da Restinga Nova
Na busca em resolver questões mais práticas, as pessoas que foram à Jornada acabaram levando para casa informação para viver melhor

No último sábado (14), centenas de pessoas foram até a Escola Raul Pilla, no bairro Restinga Nova, em Porto Alegre. Elas foram aproveitar os serviços oferecidos pela Jornada pela Cidadania, do Fórum de Defesa do Consumidor. Somente o Instituto Geral de Perícias (IGP) encaminhou 400 pessoas para emitir suas carteiras de identidade, o Tudo Fácil atendeu 500 interessados em CPF e para encaminhar a certeira de trabalho a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realizou 200 atendimentos. O próximo encontro ocorre no dia 11 de setembro, na Escola de Ensino Fundamental América, na Capital (rua Otacílio José Dias, bairro Passo das Pedras).

Praticidade 

Keit Camargo, 21 anos, dona de casa da Restinga Velha, foi tirar a segunda via da carteira de identidade que perdeu este ano. Para ela, a dificuldade está em se deslocar até o Centro da cidade para providenciar o documento. “É longe, achei ótima esta ideia de vir aqui”, disse. O mesmo motivo levou o desempregado Odair José Martins, 34 anos, da Restinga Nova, ao evento. “Minha carteira de trabalho está danificada há muito tempo.” A auxiliar de lavanderia Eliana Rosa dos Santos, 36 anos, que reside no bairro, foi em busca de documentos para a filha e a sobrinha que mora com ela, ambas de 15 anos. “Quero matricular as duas em cursos, acredito que de informática, e sem carteira de identidade e de trabalho, elas não são aceitas. Trabalho de domingo a domingo e hoje de manhã estou de folga, aproveitei para vir.”

Na busca em resolver questões mais práticas, as pessoas que foram à Jornada acabaram levando para casa informação para viverem melhor ao terem contato, por exemplo, com a técnica da Vigilância Sanitária Estadual, Jussara Figueiredo. No espaço destinado à instituição, uma seleção de cartoons da Mostra de Humor da Fiocruz mostrava um cabeleireiro cuja cliente chega careca ao salão por ter usado xampu “pirata”, sem registro, dentre outros.

A assessora do Centro de Apoio do Consumidor do Ministério Público Estadual, Luciana Seibert, preparou um bate-papo sobre o mesmo tema, para outro público. “Vamos mostrar às crianças em idade escolar fotos de chuchu e berinjela, vegetais, por vezes, não conhecidos, e de biscoitos e salgadinhos, que elas gostam mais, e explicar o que é mais saudável”, afirmou. A iniciativa, explica, faz parte do projeto Consumidor Consciente, do programa Portas Abertas do MPE/RS.

“Reunir serviços desafoga demandas locais”, declarou o presidente do Procon Municipal, Omar Ferri Júnior, que abriu a Jornada com a delegada titular do Departamento de Defesa do Consumidor (Decon), Patrícia Sanchotene Pacheco. O presidente do Fórum, Alcebíades Adil Santini, falou do apoio da Escola Municipal Raul Pilla, local onde ocorreu a Jornada. “É a receptividade da comunidade ao projeto, que ainda é novo.”

Saiba mais 

A Jornada pela Cidadania tem o apoio da Prefeitura da Capital, Procon Porto Alegre e Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre. As entidades participantes são: Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa Municipal), Associação Brasileira de Urologia, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Consumidor/RS, Delegacia da Mulher, Delegacia do Consumidor, Delegacia do Idoso, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Foro Central de Porto Alegre, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Instituto da Mama, Instituto Geral de Perícias, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Juizado Espacial Civil, Liquigás, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Movimento das Donas de Casa, Polícia Federal, Procempa, Procon Porto Alegre, Secretaria Estadual de Educação, Sistema Nacional de Emprego (Sine), Tudo Fácil e Unimed Porto Alegre.

O Fórum de Defesa do Consumidor tem como missão a educação, assessoria aos consumidores e fornecedores, prevenção de conflitos e harmonização das ações nas relações de consumo. O órgão já desenvolveu projetos como criação do “Programa Integrado de Combate à Adulteração de Combustíveis”, liderado pelo Ministério Público Estadual; debate e busca de soluções em possíveis conflitos de interesse coletivo; criação e distribuição do Manual do Consumidor Consciente; coordenação na criação do Procon de Porto Alegre e execução do Fórum de Alimentos Impróprios para o Consumo e Fórum Estadual sobre Medicamentos e as Relações de Consumo.

Fonte: Influence
Autor: Cristina Cinara
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br