TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Esquadrilha da solidariedade
   
     
 


19/08/2010

Esquadrilha da solidariedade
Voluntários do Sertão chega à sua décima edição e prevê realizar 20 mil atendimentos no sertão baiano, no período de 5 a 11 de setembro

A Força Aérea Brasileira e a Passaredo Linhas Aéreas informaram que cederão aviões para transporte de profissionais, voluntários e jornalistas mobilizados na edição 2010 do projeto Voluntários do Sertão, programado para acontecer entre os dias cinco e 11 de setembro próximo, no município de Caetité,  no sertão baiano. Será a 10ª edição consecutiva do projeto.

Este ano, a expectativa dos organizadores do ‘Voluntários do Sertão’ é movimentar cerca de 200 profissionais e realizar 20 mil ações, entre atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, inclusive cirurgias, e palestras, com ênfase em saúde, para a população sertaneja carente.

A Associação já possui dois caminhões que percorrerão o sertão baiano em setembro - um  consultório médico que percorrerá a área rural e outro equipado com uma fábrica de lentes para os atendimentos oftalmológicos.

O projeto Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, o Dorinho. Segundo ele, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, quando em torno de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico.

Nas edições anteriores do projeto, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários formada por profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos e profissionais de saúde, o projeto Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho.

Segundo o empresário, a ‘caravana’ dos Voluntários do Sertão mobilizou 33 voos na edição 2009 – número que deverá ao menos se repetir em 2010. Em setembro próximo, diz Dorinho, caminhões, vans e aviões “voltarão a cortar o País, para cumprir uma maratona de atendimento que já se consolidou entre as mais representativas ações de voluntariado empreendidas no Brasil”, complementa.

Caetité: 750 km distante da capital Salvador

Distante 750 km da capital Salvador, Caetité, a cidade escolhida para abrigar o evento em 2010, conta com aproximadamente 48 mil habitantes. O município apresenta coeficiente elevado de mortalidade infantil, embora esse dado tenha sido reduzido nos últimos anos - de 14 para 8,8, por 1 000 nascidos vivos, no período 1999/2008. A maior causa de óbitos na cidade é atribuída a doenças cerebrovasculares, seguida de infarto do miocárdio e por acidentes de transportes. Outros 11 municípios, situados num raio de 50 km, e uma comunidade quilombola, também serão atendidos pelo projeto.

Em suas 9 edições realizadas até hoje, o projeto Voluntários do Sertão contabilizou mais de 45 mil atendimentos, com a participação de quase 2 mil pessoas.

Capacitação e geração de renda 

No ano de 2008, a Associação Voluntários do Sertão implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, que prevê a distribuição de kits de irrigação para agricultura familiar, além de sementes de hortaliças, bandejas e substratos. Os voluntários da associação também capacitam os sertanejos para o cultivo desses gêneros alimentícios. Atualmente, o projeto conta com 58 núcleos de hortas comunitárias, que beneficiam 1740 famílias em 13 municípios.

Profissionais especializados e pessoas interessadas em participar do projeto Voluntários do Sertão 2010 devem se cadastrar no site www.voluntariosdosertao.org, ou ligar para (16) 3441-4840.

Sobre a Associação Voluntários do Sertão

A Associação Voluntários do Sertão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com estatuto registrado em microfilme pelo oficial de Registros de Títulos e Documentos de Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma organização apta a atuar no Terceiro Setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Condeúba (BA). Seu objetivo é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado enquanto ferramenta de transformação social. 

Fonte: Bureau
Autor: Jorge Pacheco, Fernanda Campos e Marcelo Quaglio
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br