TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Estabilidade e perspectivas positivas estimulam o segmento habitacional no País
   
     
 


18/08/2010

Estabilidade e perspectivas positivas estimulam o segmento habitacional no País
De olho no aumento da demanda, empresas da construção civil apresentam lançamentos e inovações no mercado durante a Concrete Show 2010

A palavra que todo segmento que faz a economia girar gosta, é sustentabilidade, ou seja, um crescimento constante e estável que permita fazer planejamento, previsões, gerar receita e emprego. O setor que caminha para isso, no Brasil, é o da habitação. Só o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, deve atingir a meta de um milhão de moradias contratadas até o final do ano, estabelecendo, a partir daí, um ritmo constante de crescimento ao longo dos próximos anos.

Além disso, para beneficiar os bancos e construtores, o Banco Central deverá reduzir os depósitos compulsórios incidentes sobre a caderneta de poupança de 20% para 10%. A expectativa do mercado é de que, somente com isso, pelo menos R$ 35 bilhões sejam liberados para financiamentos imobiliários. Não está descartada, por técnicos do órgão, que a alíquota dos compulsórios seja zerada, o que agradaria ainda mais o mercado e impulsionaria mais negócios no segmento.

As boas perspectivas que o setor habitacional traz para a construção civil estimulam o lançamento de novos e inovadores produtos. Isso poderá ser visto na Concrete Show South America 2010, a maior e mais representativa feira sobre tecnologia em concreto para construção civil da América Latina e a segunda maior do mundo. O evento ocupará, entre os dias 25 e 27 de agosto, um total de 36.500 m² de área de exposição in door e out door do Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A feira é responsável por impulsionar e alavancar bons negócios entre os principais players do segmento e é o ponto de encontro das empresas que estão lançando novos equipamentos, maquinários, aditivos, produtos, serviços e soluções em sistemas construtivos à base de concreto. “A expectativa é que a Concrete Show movimente cerca de R$ 600 milhões em negócios. Tivemos um crescimento de 203% em relação a primeira edição. O número de expositores também aumentou de 200, em 2007, para 400, em 2010. O que mais chama a atenção são os lançamentos que as empresas prepararam para o mercado, como veremos nos três dias de evento”, destaca Cláudia Godoy, diretora geral da UBM Sienna, empresa promotora de feiras e pela realização do evento no País.

Lançamentos focam o setor

De olho nos negócios que o setor habitacional vai proporcionar, várias empresas apresentarão novidades durante a Concrete Show. A Metax, por exemplo, traz para o Brasil, com exclusividade, as formas metálicas EFCO. Duráveis, leves e práticas, podem ser montadas sem necessidade de suportes de madeira e permitem maior pressão de concretagem, além de, por serem feitas de aço, possam ser usadas centenas de vezes.

A Metroform System fará apresentação oficial, durante a feira, da representação no País do grupo espanhol Alsina, que vai iniciar suas atividades no Brasil com o foco no crescente segmento da construção civil e infraestrutura. Os destaques dos produtos que a empresa apresentará são os sistemas de escoramento de lajes, Mecanoflex, constituído de vigas de aço apoiadas por escoras reguláveis em altura; Sistemas de escoramento para lajes nervuradas bidirecionais, Alucubetas, com cubetas reutilizáveis, amplamente utilizado em estacionamentos, escolas e instalações esportivas. Três dias após a concretagem, 80% dos elementos podem ser recuperados; Sistema de segurança para trabalho em conjunto com os sistemas de escoramento de lajes, Alsipercha, desenhado para evitar as quedas em altura nas situações de risco no processo de concretagem da laje; Escoras de aço e alumínio, incluindo a inovadora Europrop A3, única escora do mundo que cumpre a norma europeia EM 1065. O tempo de desmontagem do equipamento é aproximadamente 80% mais rápido que o realizado em escoras convencionais; Sistemas de formas para concreto, Alisply Manual, sistema de uso manual ou por guindastes, Alispilar, sistema para a execução de pilares regulares, Alisply circular, sistema de muros circulares desenhado para manipular com grua.

A Peri Brasil, fabricante de sistemas de fôrmas, escoramentos e andaimes, apresentará a Fôrma Conjugada UNO, cuja aplicação é indicada para a construção de habitações ou projetos idênticos, onde se faz necessária a edificação em grande escala de estruturas verticais e horizontais, como paredes, colunas, pisos e tetos. Na medida em que todos os elementos, suportes e painéis UNO são de alumínio e pesam no máximo 23kg/m², o trabalho pode ser feito manualmente. Além disso, o equipamento se destaca pela fácil montagem e sua aplicação pode ser feita apenas com um martelo. As peças, cuja junção é realizada com a chaveta UNO, são montadas conforme o projeto de construção, a partir de módulos perfilados de comprimento compatível.

Inédito no Brasil, a Oeste Formas apresentará na Concrete Show o TITAN HV, um sistema de pré-engenharia modular com alumínio e leve bloqueio de vigas que desmonta e é retirada rapidamente e com segurança. O sistema pode acomodar escoras com alturas de até 5,80m e oferece uma flexibilidade excepcional e durabilidade. TITAN HV foi desenvolvido na Alemanha e tem sido utilizado com sucesso na América do Norte para a construção de hotéis, condomínios, estruturas de estacionamento, edifícios de escritórios e escolas. O sistema gera economia na mão de obra. Com uma equipe de três trabalhadores, monta se uma área de 600 m2 do sistema HV em um dia. A performance é 45% superior aos outros equipamentos para escoramento existentes no mercado.

Fonte: C2
Autor: Alessandro Padin
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br