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Oi Futuro lança jogo do conhecimento com alunos do Nave
   
     
 


15/08/2010

Oi Futuro lança jogo do conhecimento com alunos do Nave
O projeto experimental poderá ser reaplicado pela rede pública de ensino

No sábado (14) iniciou, no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), do Rio de Janeiro, o Elos – um projeto experimental de jogo de conhecimento, descoberta, relacionamento e idéias –, realizado pela XBrasil e que conta com a parceria do Oi Futuro e o patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura. O jogo terá encontros na web e presenciais com formato de programa de auditório, apresentado por Márcio Libar e com a presença de convidados como Marcelo Yuka, Guti Fraga e Viviane Mosé. Os participantes serão 24 alunos, divididos em seis equipes, e suas torcidas. A etapa final acontece dia quatro de setembro e a premiação será realizada em evento, no dia 11.

O grande objetivo do projeto Elos é ampliar o conhecimento dos alunos através de atividades lúdicas e que atraiam o interesse da juventude contemporânea. O conteúdo do misto de jogo e programa de auditório aborda os temas corpo, território, fé e futuro. Os participantes poderão interagir e refletir sobre diferentes pontos de vista de cada um dos assuntos. Todas as etapas do projeto experimental serão gravadas e disponibilizadas na web. Quando o jogo terminar, será elaborado um material que inclui folder e DVD, que será disponibilizado para a aplicação pela rede pública de ensino.

“O Elos segue o conceito inovador do NAVE, de construir o conhecimento utilizando a linguagem própria da juventude contemporânea. Os alunos acabam se envolvendo com as atividades e se motivam a aprender”, diz Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro. “O projeto também condiz com a proposta do NAVE de estimular o esforço individual para melhorar o desempenho coletivo”, completa. 

As informações sobre o Elos, os participantes, as etapas virtuais, os convidados e as gravações das atividades presenciais estarão disponíveis no site: www.projetoelos.com.br. A identidade visual do projeto foi desenvolvida pelo designer Jair de Souza.

Dinâmica

Um processo de seleção que incluiu atividades como um vídeo de apresentação selecionou os 24 participantes. Eles foram divididos em seis equipes. As competições presenciais ocorrerão em quatro sábados. Cada encontro abordará um dos temas específicos. Cada integrante da equipe será o líder de uma das etapas.

Nos dias de semana, haverá as atividades virtuais, como quiz e uma tarefa individual. Ambas valem pontos para as equipes. As atividades presenciais de sábado serão julgadas por um corpo de jurados fixos e pelos convidados, que variam a cada tema. Entre elas está uma apresentação livre sobre o assunto abordado no dia. Além disso, o líder terá que responder sozinho a um quiz e também será avaliado individualmente. O líder vencedor de cada etapa será contemplado com um aparelho IPod Shuffle.

Experiência

Os alunos participantes são estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio. Porém, o Elos também conta com a participação de 17 alunos do 3º ano. Estes foram selecionados para realizar atividades técnicas, como edição e operação. Assim, irão adquirir mais experiência e ter contato com profissionais renomados, como o apresentador, os jurados e os convidados. Os demais alunos do NAVE participarão das torcidas organizadas, que também serão contempladas nas premiações.

Vencedores

A equipe vencedora será a que conseguir a melhor pontuação em todas as etapas virtuais e presenciais. Os quatro integrantes serão contemplados com notebooks customizados do Elos.

Sobre o NAVE – RJ

O NAVE-RJ é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários.  Além da formação no ensino médio, os alunos têm acesso a disciplinas das áreas de programação de jogos, desenvolvimento de roteiros para mídias digitais e criação e manipulação de som e imagem e também aulas de teatro e música. Nesta unidade, todos os temas estratégicos para o Nave são discutidos em reuniões semanais do Colegiado Nave, um grupo formado por um representante da Secretaria de Educação, a diretora da Escola, um representante do Oi Futuro, parceiros de pesquisa e consultores pedagógicos. O objetivo deste colegiado é cuidar da vocação maior do Nave: desenvolver conteúdos e metodologias para o Ensino Médio, replicáveis na rede pública e que dialoguem com a cultura contemporânea, incorporando as novas tecnologias de informação e comunicação no dia a dia da sala de aula. O Oi Futuro investiu R$ 10 milhões no Nave do Rio. A escola tem 43 professores e 400 alunos. Para 2010, a Secretaria de Educação realizou a seleção de novos alunos em parceria com a Fundação Cesgranrio. Foram mais de 4 mil inscritos, dos quais foram selecionados 130 alunos.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um  em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

www.oifuturo.org.br

Fonte: Oi
Autor: Políbio Figueiredo Braga e Laura Fontoura
Revisão e edição: Luiza Müller

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