TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ações da Polícia Federal do RS são apresentadas em reunião do GGI
   
     
 


04/08/2010

Ações da Polícia Federal do RS são apresentadas em reunião do GGI
Na manhã de quarta-feira (4) foi realizada, na Superintendência Regional da Polícia Federal, a 34ª reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada

A apresentação da estrutura de segurança da Polícia Federal, bem como as ações no estado do Rio Grande do Sul foram os assuntos principais da reunião. O GGI têm como função o debate e proposição de ações no âmbito da Justiça e Segurança estaduais, e é coordenado pelo titular da Secretaria de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte.

Ildo Gasparetto

A apresentação da estrutura da Polícia Federal foi feita pelo superintendente regional, Ildo Gasparetto, que expôs detalhadamente o organograma da Instituição e as ações feitas pelas delegacias que a compõe. O superintendente destacou a importância do trabalho especializado feito pela Polícia Federal e os grupos especializados, proporcionando assim uma maior qualidade nos serviços de segurança. Demonstrando o trabalho que já vem sendo feito na PF para receber os grandes eventos que o Brasil irá sediar nos próximos anos, foi apresentado o vídeo: “Tecnologia em Inteligência a Serviço da Cidadania”, que demonstra como o serviço de inteligência será utilizado nestas ações em conjunto com os equipamentos de alta tecnologia adquiridos recentemente.

Os trabalhos feitos pela INTERPOL e pelo Grupo Especializado em Bombas e Explosivos (GBE) foram apresentados na segunda parte da reunião. O delegado Farnei Franco Siqueira, chefe da Delegacia de Polícia de Imigração, expôs aos presentes o trabalho feito pela INTERPOL, representado no Estado pela Polícia Federal. Além de alguns dados gerais sobre a INTERPOL, o delegado destacou o sistema 24/7, que é um banco de dados muito utilizado nas ações da PF. O banco de dados armazena informações de diversas espécies como: dados nominais, perfis de DNA , impressões digitais, dentre outros. Analisada esta ferramenta e a coleta de dados dos suspeitos, o Delegado deu maior ênfase na importância de todos os órgãos de segurança trabalharem em conjunto pois, desta forma, a coleta das informações se daria de uma forma mais eficaz proporcionando agilidade no serviço de segurança.

Debatendo sobre estas ações, o secretário Edson Goularte, bem como os demais representantes dos órgãos de segurança apresentaram outras formas de também utilizarem o banco de dados da INTERPOL em nas operações.

A reunião foi encerrada com a apresentação do Grupo Especializado em Bombas e Explosivos (GBE), pelo perito criminal Gustavo Scarpellini de Mello. Este fez a exposição dos novos equipamentos de segurança, adquiridos recentemente pela Polícia Federal, como: viaturas antibombas e seus aparamentos e também o robô de tecnologia alemã treinado para desmontar explosivos. O perito ressaltou, ainda, que além dos equipamentos de alta tecnologia o GBE também conta com uma equipe preparada para trabalhar na segurança de grandes eventos, fazendo assim com que o Estado do Rio Grande do Sul se torne um modelo de segurança no País.

A próxima reunião do GGI ficou agendada para o dia primeiro de setembro, podendo ser realizada no Parque Assis Brasil, durante a Expointer 2010.

Fonte: Ascom DPF/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br