O aumento no poder de compra dos brasileiros fez o mercado de seguros no Brasil crescer 16,7% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009.
Segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), com exceção do seguro saúde, entre janeiro e junho, o volume de prêmios foi de R$ 40,9 bilhões.
“Essas pessoas estão adquirindo bens e procuram o seguro para ter uma garantia de que não vão perder o patrimônio conquistado com tanto esforço”, diz o superintendente da Susep, Paulo dos Santos.
Tipo de seguro
Por tipo de seguro, o ramo de pessoas apresentou crescimento de 19,8%, com receita de R$ 23 bilhões. Nesse contexto, os seguros voltados para as classes de menor poder aquisitivo foram o destaque.
No geral, o crescimento mais intenso foi apurado no seguro viagem (93%), com volume de prêmios de R$ 13 milhões. Em seguida, está o seguro de garantia estendida, que avançou 49%, para R$ 806 milhões. Logo atrás estão as seguintes modalidades: seguro prestamista, com alta de 22% (receita de R$ 1,6 bilhão), seguro residencial, com acréscimo de 17% (R$ 601 milhões), e seguro de automóveis, com alta de 16,6% (R$ 9,3 bilhões).
Outros dados
No que diz respeito à sinistralidade, ainda segundo a Susep, esta somou R$ 11,2 bilhões entre janeiro e junho de 2010,o que corresponde a uma média diária de R$ 62 milhões.
Nos primeiros seis meses deste ano, a taxa média foi de 51%, frente os 53% apurados no primeiro semestre de 2009.