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Cartão de crédito: maior consumo pode aumentar fraudes; saiba preveni-las
   
     
 


26/07/2010

Cartão de crédito: maior consumo pode aumentar fraudes; saiba preveni-las
Empresa afirma que digitalização de documentos ajuda a reduzir problemas. Porém, consumidor deve continuar atento.

A expectativa de crescimento do consumo no segundo semestre, por conta especialmente das datas comemorativas, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças e até mesmo o Natal, trazem à tona também a preocupação com as fraudes do cartão de crédito.

Segundo a empresa de tecnologia Acesso Digital, a digitalização de documentos chega a reduzir em até 95% as tentativas de fraude nos estabelecimentos comerciais. “Com o aumento das transações, empresas e consumidores também devem redobrar a atenção aos riscos de fraudes, principalmente em operações com cartões de crédito”, declarou o consultor da área financeira da Acesso Digital, Alex Yamamoto.

O executivo salienta que a digitalização de documentos, no ponto-de-venda, bem como o uso de webcam para registrar a imagem do consumidor, na hora da concessão do crédito, podem ajudar a evitar problemas recorrentes e aumentar a efetividade nas transações.

Porém, lembra ele, as principais recomendações do lado do consumidor ainda recaem sobre os cuidados com os dados pessoais e o uso de senhas.

Recomendações
 

Entre as dicas mais importantes, está a atenção ao efetuar o pagamento em um estabelecimento comercial. “Procure olhar o que está sendo feito com seu cartão”, alerta a empresa. “Preste atenção se o funcionário não vai a um local afastado para efetuar a transação”.

Além disso, é preciso examinar cuidadosamente a fatura e, se possível, monitorar a conta bancária em tempo real, pela internet. Guardar todos os recibos e protocolos de cartões, especialmente os de caixas automáticos, supermercados e postos de gasolina, também pode ajudar na hora de comprovar potenciais fraudes.

Por fim, a empresa recomenda que os consumidores “não respondam dados pessoais em e-mails ou ligações, evitem passar o número do cartão de crédito em voz alta em locais públicos e nunca forneçam números de conta, senha ou outras informações pessoais a terceiros”.

Fonte: InfoMoney
Autor: Evelin Ribeiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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